Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Sentindo na pele...


Como prometi, neste espaço contaria histórias, casos e acasos. Foi aí então que me lembrei de uma cena horrorosa ano passado aqui mesmo, na terra dos tais santos. Eu nunca gostei da capital baiana por vários motivos, pelo povo que saía de suas cidades e voltavam apatricinhadas e playbozados, pela agitação, e também porque papai nunca soube ir a uma praia sem errar vinte quilômetros.

Jogo do Flamengo, casamentos, formaturas e alguns exames seriam as razões que me traziam até aqui, onde hoje moro, veja que engraçado.

Foi aí então que eu passei na primeira fase da UFBA, vindo então fazer cursinho pré vestibular nos Grandes Mestres, localizado na praça da Liberdade, logo, muitos mendigos, desocupados e desempregados.

Lá vai eu, o famoso peixe fora d'água, sentei-me ao lado de uma banquinha de pizza brotinho e fiz o pedido e fiquei esperando, sentado na cadeira. Surge aí então uma pequena menina negra, com uma lata de Pepsi, toma o ultimo gole e atira a latinha no chão. Em seguida ela olha pro dono das pizzas dizendo:

- Moço, quero comer!

Imediatamente, como nos filmes, ele insulta a criança esbravejando:

- Saia daqui! Está expulsando meus clientes! Vai! Vai! Caminha!

Inacreditavelmente ninguém na hora fez nada, alguns ficaram com vergonha, outros aplaudiram tal atitude por dentro, e eu ainda um pouco espantado chamei a menina.

- Psiu! Vem cá... O que é que tu quer?

- Quero comer, tio!

- E é? Mas de quem é aquela latinha alí no chão? Era sua, pode jogar no lixo?


Ela silenciosamente, não envergonhada, mas sabendo que teria uma recompensa tirou a lata da rua e jogou na lixeira vendedor de pizza. Com o pedido da pizza feito, ela deve ter comido, se lambuzado, se deliciado, e também dado risada da cara do ambulante, mesmo sabendo que na hora da janta seria o mesmo perrengue.

4 comentários:

  1. Compactuo dos mesmos sentimentos anacrônicos seus.
    =D

    ResponderExcluir
  2. gostei muito!!!
    gostei de saber q existe pessoas conscientes e generosas msm estando em baixo número!

    P.S
    Admiração ñ se compra, agente conquista *

    ResponderExcluir
  3. Cleuber Fagunder ou melhor, Keu!
    Estava aqui pensando em criar um blog e acabei entrando no seu! Gostei bastente de teu blog, li vários textos mas nesse eu tive que parar.Sabe quando você lê várias e várias histórias desse tipo, com personagens cheios de boa índole, generosos, honestos e prestativos? Porém, esse tipo de história, geralmente, tem uma prateleira exata nas livrarias com o nome bem grande estampado: FICÇÃO. E quando você encontra um texto desse, 'perdido' num blog bem interessante, de uma pessoa "tão próxima", aí você tem que parar e pensar, por mais raras que sejam as vezes: é ,a humanidade - no sentido mais amplo da palavra - ainda presta!

    Parabéns pelo blog,Keu!!
    Sucesso na vida, menino!
    Fica com Deus.

    ResponderExcluir