Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Meu primeiro emprego


Ano passado (2010) eu tava bem deitado na vida boa assistindo minha novelinha das seis e ouvi Sara conversando com alguém no celular falando o meu nome completo, foi quando eu me aprocheguei perguntando a da colé de mesma. Fiquei sabendo que ia ter um trabalho pra gente fazer no domingo seguinte, sendo então fiscal de prova comandada pela CESGRANRIO.
Eu fiquei meio assustado com a notícia, porque até então eu sou estudante, e partir pra fiscal de prova assim do nada é muito estranho. Eu comentava brincando com Bruna que quem olhasse pro lado ia tomar a prova, queria nem saber! (risos)
No sábado eu tinha uma festa pra ir, já tinha comprado, não podia deixar de ir, até porque era gravação do DVD de Aviões com participação do mestre Dorgival Dantas. Eu tava tão ansioso pra chegar logo esse domingo que fui embora antes das doze da noite, pra poder dormir e no outro dia está preparado. Quando chegamos lá no colégio que seria a prova, vejo aquela multidão chegando parecendo um vestibular, só serviu pra me deixar mais nervoso. Como o concurso era pela tarde, na manhã teve uma mini aula pra instruir os fiscais de primeira viagem. A mulher lá falava, falava, e eu não entendia quase nada. Mas como era uma prova e eu já tinha feito vários vestibulares, enem's da vida, não seria tão complicado. Fui sorteado pra ficar com uma senhora, cujo nome me fugiu a cabeça agora, mas era muito simpática, ativa, fumava que só uma caipora e ainda pediu meu celular no final. Quem guenta?
O público do concurso é importante ressaltar aqui, porque eram 50 vagas para 2000 mil concorrentes de copa e cozinha, ou seja, o nível de escolaridade muito baixo, ao contrário do nível educacional, como eu tinha digitado, porque eram muito educadas e gentis. Quando eu distribuí todas as fichas para preenchimento do gabarito da prova, tomei coragem e perguntei, coisa que não nos foi dada autonomia.
"Vocês sabem como funciona esse papel que tem em mãos?"
O silêncio foi predominante, mas eu sabia que 90% alí não sabia pra onde ia, o que me fez novamente perguntar. Como a segunda vez também não tinha tido êxito, eu expliquei no quadro como funcionaria, mesmo elas supostamente já sabendo.
Foi ai que o cenário mudou, porque uma tinha tomado coragem e me chamou pra tirar as dúvidas finais. Por fim, passei mesa por mesa explicando as minhas amigas como seria o funcionamento. Queria muito que todas da minha sala passasse, mesmo sendo quase impossível.
Ao final do concurso desci com todo o material e fui pegar a tinta, o meu tão sonhado primeiro salário de 70,00. Foi muito, muito, muito bom ganhar aquele dinheiro. Me sentia muito bem! O dinheiro era significante, mas não era nada pelo feito, porque vocês não sabem a inveja que sinto quando ouço de um pai ou mãe:
"Eu comecei a trabalhar com 14 anos..."
Não me venha você dizer que posso também trabalhar, porque os tempos mudaram e eu creio estar no caminho certo, estudando.

Há quem diga que meio primeiro emprego foi guia de enterro, mas isso deixa para uma próxima história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário