Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Atendimento na PROFIS



Essa semana (13 a 17 de agosto) eu sou o escalado para fazer atendimento na PGE/PROFIS. Ou seja, vou ver as pessoas que eu cobro todo santo dia através de telegramas e por telefone.
A gente trabalha com os dois impostos estaduais. São eles o ICMS e IPVA.
Hoje é meu quarto dia e já entendo o porquê mamãe é fascinada pela Receita, pelos seus contribuintes.
Eu cheguei meio assustado, com a cara, a coragem e a ordem. “Cleuber, é você no atendimento”. Só fiz me apresentar e sentar na minha cadeirinha.
Passado o nervoso do primeiro dia, vou para o quinto e ultimo bem tranquilo e carregado de elogios. Como deixei de ficar o dia todo com meus coleguinhas do parcelamento, ganhei novos. Eles dão risada do meu sotaque, logo querem conhecer Jacobina e hoje me carregaram de elogios. “Vc sentiu a pressão, né? Mas você ta jogando duro”. “Rapaz...Cleuber não para! Tirou de letra”.
Na saída eu peguei na mão de cada um e eles riam comigo, felizes com a desenvoltura.
Lá em baixo eu tô com a bola toda, mas lá em cima, com a coordenadora mesmo tomei uns dois quilos de “prestenção no serviço”.
Quando se tem boa vontade, se sabe ouvir e procura entender o lado de quem está do lado de lá é bom demais. Você entrega um DAE (documento de arrecadação estadual) para o cidadão e ele ainda beija sua mão – literalmente - por ter, finalmente, resolvido seu pepino.
Certos comportamentos me credenciam para ser no futuro bem próximo um bom advogado. Acho até que esse atendimento me ascendeu uma lâmpada para o meu TCC (trabalho de conclusão de curso). Até onde vão os limites do Estado? Parar por aqui, afinal, hoje sou um estagiário que advoga para tal.
Grande abraço de Cleuber, Glauber, Cleiton ou qualquer outro nome que o contribuinte consiga entender ao me cumprimentar.

Na foto meus amigos de estágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário