Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Ações da UJJA no Governo 15


O projeto do “Jacobina é 15” a cada dia que passa toma proporções que nos guiam para a vitória no dia 7 de outubro.
Mas, e eu que estou participando diretamente do pleito e dando minha cara a tapa? O que tenho para oferecer?
Das várias áreas que Rui e Fagundes se propõem a fazer nos quatro anos de mandato, eu, Cleuber, irei tomar a frente de algumas ações.
São inúmeras, algumas são sonhos, mas como disse meu amigo Itã, tudo começa de uma viagem e os primeiros que acreditam fazem dos sonhadores líderes.

1ª ação: Executar a primeira caminhada da diversidade –
É um projeto da UJJA (União da Juventude Jacobinense) que, infelizmente, ficou no papel por falta de recursos e tempo. Acredito que se tivéssemos uma das duas coisas (tempo ou recurso), obteríamos êxito nessa empreitada. É algo diferente, novo, que reúne num dia de festa os mais variados tipos de protestos. Ala de negros, idosos, crianças, mulheres, cultura, LGBT, sociedade civil, etc...que organizados reivindicarão, mostrarão suas forças, sua gente, seus trabalhos. Peças teatrais, marujada, “blocos dos cão”, seria bacana.
Você já parou pra pensar o que seria essa manifestação? Será, sem dúvidas, algo marcante pra história de Jacobina. O intuito é torna-la oficial no calendário de festas da cidade.

2ª ação: domingo da árvore
Como a atual administração vem matando constantemente árvores que nos sombreiam e às vezes fazem até parte da história da comunidade, criaríamos um domingo solidário, com mudas de plantas doadas das mais diversas espécies, acompanhados da guarda municipal, da secretaria de agricultura, de botânicos, urbanistas e todos que simpatizam com a causa que é nobre. Movimentaria os domingos monótonos de Jacobina em prol de uma cidade mais verde, mais limpa de se ver e respirar. Não podemos e não vou deixar Jacobina perder sua essência de interior bom de se viver, passear, trabalhar, morar.

3ª ação: Ciclovias Jacobina
Sou muito adepto ao Partido Verde (PV), que muito embora tenha a minha querida Marina Silva como candidata a presidente na disputa passada (2010), temos também na nossa base aliada pessoas como Cledson Sady, Osvaldo Licuri, Ivan Aquino, Gracinha, Professor Dibas e Milton da Natureza. É um partido novo, com ideias novas, olhar futurista.
Pensando nisso, criarei junto com algumas criaturas que estudam e sonham comigo, um projeto que viabilize no condomínio motinha ou no parque Santana (anexo à missão) um parque de caminhada, com ciclovias, pistas de skate, bike, patins e um palco para pequenas apresentações e/ou manifestações culturais.
Talvez seja o mais difícil que tenho em mente, visto que exige um projeto bem elaborado, uma passagem na câmera de vereadores e a sanção do nosso executivo.
Seria a hora de buscar recursos com o privado, uma mineração da vida, que vai acrescentar muito na nossa administração.

4ª ação: Som de quarta

Já pensou no quão inútil é aquela concha acústica?
Já pensou, também, como é fácil torna-la um ponto turístico, um ponto de apoio para os artistas jacobinenses?
Jailton Leres e Augusto Jacobina, dois cantores da cidade, são candidatos a vereadores pela chapa “Para reconstruir Jacobina” depois de levar infinitos “não” da atual administração. Muito criticados por serem artistas e disputarem uma vaga no legislativo, essas duas figuras e toda a gama de artista de Jacobina, merecem respeito e incentivo.
Jacobina é historicamente falando, berço de vários artistas que, por questão de sobrevivência, saem da nossa cidade pra buscar a música lá fora.
Eu sou um apaixonado pela música, e repito, fazendo parte diretamente da família 15, tentarei fazer o “som de quarta” na concha acústica.
É um projeto simples e alternativo. Seriam aqueles degraus da concha os responsáveis por muitos romances, muita diversão, som de qualidade e uma boa pedida para sair de casa num dia normal e “de branco” como é a quarta feira. Mais um dia de movimento para o nosso Alto da Missão, que já é contemplado pelo movimentado rodízio de Pizza do Ponto Chic. Todos os bares e restaures ganhariam também com a iniciativa. Ambulantes, equipe de som, iluminação, mídia, rádio. Jacobina é rica, precisa que seu dinheiro circule dentro dela.

5ª ação: Reuniões distritais

Quando cheguei numa comunidade nas caminhadas do “QG 15”, entrei num bar e ouvi um jovem enfaixado e meio bêbado.
“Só assim o Soropó vê gente. Quem vai pagar uma pra mim?”
Na hora eu desisti de comprar a água e fiquei matutando.
“Eu vou tentar mudar isso, fica vendo”. Pensei sozinho. Dizem que é por falta de tempo, mas pensei em montar um esquema de visitas mensais. Os representantes do executivo e os do legislativo que tivessem interesse, sairiam um domingo por mês para determinado distrito.
Ex: Domingo, dia 15: Visita ao povoado do Pau Ferro: A comitiva sairia e andaria de casa em casa, como se faz agora nas políticas. Ao invés de pedir voto, ouviríamos os pedidos, os elogios, as críticas, as reclamações e duvidas da população daquele local. Afinal, o voto eles já nos deram, agora falta a nossa contrapartida. Ao final, um almoço, um lanche, uma confraternização com aqueles que ali residem. Sem segregar quem é A ou B, movimentaríamos e faríamos daquela visita algo esperado pela comunidade e com o resultado, sairia um filtro com as necessidades mais iminentes.
É uma forma de valorizar aquela população, de aproxima-los da administração pública e de fazê-los parte do nosso governo.


Vamos pensar nisso?


Eu sei que tem pra mais de 15 mil querendo me ajudar e fazer parte disso tudo.
É tempo de mudar, de chegar junto, da juventude fazer a diferença, tomar pé da situação, tomar a frente de projetos, mostrar serviço e compromisso com a comunidade.
Avante 15!!

Um comentário:

  1. E nem preciso dizer que estarei com você, vamos caminhar junto por jacobina.. To orando pra que isso saia do papel, jacobina precisa disso ! Um beijo.

    ResponderExcluir