Total de visualizações de página

sábado, 24 de novembro de 2012

Quem nunca?



Quem nunca pegou um cabrunco de um stopô de um ônibus errado? Seja ele em Salvador ou em qualquer outra cidade, deixa você fora de si.
Em Salvador, lhe asseguro que é dez vezes pior do que em qualquer outra metrópole.
Ontem, 22 de novembro de 12, peguei dez reais para me garantir ida e volta para faculdade/estágio/casa.
No estágio, com três e vinte no bolso, pensei ligeiramente que deveria ir ao SSA CARD e recarregar meu passaporte. Para tanto, precisaria ir até a rodoviária, atravessar a passarela, Iguatemi, sacar Money, ir ao SSA CARD, tan, tan, ir pra casa.
Foi então que passou o primeiro ônibus e li na placa lateral a palavra RODOVIÁRIA. Só ela precisaria, nada mais. Parece que cega, só enxerga o que quer ver. Se é pra lá que eu vou, ou pelo menos quero ir, é esse que eu vou pegar. Paguei os três reais, peguei meu troco de vinte centavos e fiquei com quarenta no bolso. Depois de pagar vem o susto contido.
- Cobra? Passa na rodoviária, né?
- Passa, mas só depois.
Pensei que estivesse tudo bem, afinal, demoraria um pouco, mas chegaria logo logo. E também tava liso, não adiantava espernear.
O danado do ônibus subiu com tudo a ladeira do Saboeiro, botou a primeira naquela subida que não me traz boas recordações e me levou para não sei aonde.
- É fim de linha, véi. – Gritou o filho da puta.
- Sim, meu filho. Eu vou pra rodoviária. Vou esperar aqui – Falei com uma voz mais mansa do que puta.
O motorista indagou que só e eu decidi ir embora. Eu não queria confusão. Segui o conselho de Anderson Silva. Contei até dez, peguei meu celular e comecei a ligar pra alguns amigos. Rafael, Caps e Dips tiveram que me suportar e deram muita risada com a besteira que tinha feito.
Eu tava muito longe de qualquer lugar. Eram brenhas, vielas, ruas estranhas e muita gente caminhando, assim como eu. A diferença é que eles estavam perto de casa. Eu não.
Perguntava pra quem ia passando por onde deveria ir para chegar até a UNEB. Se chegasse lá saberia mais ou menos que rumo tomar. O troço é que as pessoas davam uma risada quando eu perguntava isso. Acho que era por conta da distância. Teve uma que disse: Pode ir indo, indo...
Tá bom então. Irei...
No início deu uma raiva, uma vontade de fazer e acontecer com o cobrador e motorista que não foram nada simpáticos comigo. Se fosse mulher a conversa era outra. Eles deixavam em casa.
Só que o que me traz aqui é um programa de Regina Casé. Aquele esquenta que passa em períodos na TV Globo, dias de domingo pela tarde.
Em um deles que falava sobre preconceito, dificuldades e num sei quê, sei quê, falavam de cegueira. Foi aí que apareceu uma menina na plateia que também era cega dos dois olhos. Ela tinha os olhos vivos, fazendo com que as pessoas duvidassem da sua real deficiência, porque era como se ela estivesse te olhando. Ela usava bengala, mas não sei porque danado ela não usava óculos. Certamente a dúvida não existiria.
Achei interessante uma passagem que ela falou das suas aventuras em coletivos no Rio de Janeiro. Ela no ponto pedia pra alguém a-colocasse no ônibus certo. Alguns, com maldade, diziam o ônibus errado. Ela entrava e quando descobria dava risada. Encarava com naturalidade e como piada. Ela fazia da vida dela e até os ônibus errados motivo para sorrir sempre. Imagine eu, com o bucho deste tamanho.
Não sou a alegria e paciência em pessoa não, mas é importante lembrar de pessoas como ela em momentos como esse.

Aprenda com ela: Um leão por dia, mas com alegria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário