Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Sim! Amanhã é dia do 15!


Amanhã é um dia importante. Depois de quatro anos de especulações, três meses de campanha, o dia da vitória nas urnas e algumas nos tribunais da vida, pessoas eleitas nas urnas de Jacobina serão diplomados, sendo eles prefeito, vice, vereadores e suplentes.
Diplomação é um ato formal, solene, momento em que os eleitos são oficialmente convalidados pelo judiciário. O STF convalida o Presidente da República, o STJ diploma o Governador e o juiz da comarca do interior, diploma, convalida, ratifica a vontade das urnas dos seus representantes a nível municipal. Dá um papelzinho pra ele assinar atestando por “A + B” que você foi eleito, democraticamente pela vontade geral. E que essa minoria se faça respeitar e seja respeitada da mesma forma, como diriam os meus xerocados de Ciência Política.
Há divergências doutrinárias quanto à competência deste ato. Se ao judiciário, se ao legislativo. Pior do que isso há divergência no que tange a ajuizamento de ação para tentar impugnar o ato. Três ou quinze dias? Não há mais possiblidade? No popular seria um famoso “já era!”? Em quem acreditar? O que a famosa legislação nos traz de concreto? Eu estudante de direito querendo fórmula jurídica? De onde tirei isso?
Abro o código eleitoral, a nossa Constituição, estudo vacância, peço opinião de procuradores, professores, colegas, amigos semi ou já até advogados, passo minutos e quase horas supondo, fantasiando e querendo acreditar no melhor.
Com toda essa movimentação, afirmo-lhes que não é nada mais incômodo que insegurança jurídica. Ela não tira meu sono, acredito que muito menos o de pessoas lá de casa ou do prefeito eleito, Dr. Rui Macedo e sua família. Atormenta o cidadão comum que Flávio José canta pra gente e que se eu fosse você pararia de ler esse texto para ouvir, com certeza é bem melhor.
Hoje foi dia de mais uma vitória. Sei lá se é vitória. Pra alguns é. Pra mim é dia de mais um alívio. Pra quem também não sei. A juíza denegou a Ação Cautelar que pedia impugnação da diplomação marcada pra amanhã, dia 14 de dezembro.
Dia importante pra papai, pro povo lá de casa. Queria tá junto. Não ia espernear, tampouco chorar com gritaria. Ficaria como um bobo e bobo, só que de longe, talvez acompanhado de Gi ou Mamãe, caso não precisasse se utilizar da sua bela imagem pra compreender as formalidades que ela “hates” com força. Como poetizou o jornalista amado e odiado Corino, o dia 14 virará 15.
Povo alegre, ansioso, nervoso, perguntador, vai ou racha?
Obrigado aos que sentiram minha falta até agora por não fazer parte deste dia. Agradeço de antemão (palavra que aprendi a escrever com Lucas) aos que sentirão minha falta.
Confesso que estou em fase de adaptação, me habituado. Quero me sentir bem a vontade ao lado da família 15 que amanhã voltará a fazer uma linda festa nas ruas jacobinenses.
Parabéns a Dr. Rui, aos 15 vereadores eleitos, aos suplentes e em especial ao meu Vice. Vou continuar daqui, tentando fazer sua assessoria jurídica, comunicação, pessoal, qualquer coisa...
Dia importante. Farei falta. Nem que seja no meu interior do meu eu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário