Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de julho de 2010

130 anos de Jacobina


Todo dia 28 de Julho, desde 1880, comemora-se o aniversário da mais bela cidade da Bahia.
Estive lendo pela internet pra achar algo interessante e trazer pra vocês aqui, mas, o máximo que achei foi à latitude, a altitude, a população e, localização geográfica; Dados que nos interessam, claro, mas somente numa pesquisa de colégio ou para maiores informações para fora. O que quero aqui é um pouco mais do que já sabemos, quero saber qual a importância dessa cidade pra você? Qual sentimento você tem por ela? O que precisa melhorar e o que faria para ajudar? O que você sabe de Jacobina?
Até dois anos atrás eu residia na melhor rua da cidade, rua Cônego Samambaia, no bairro do leader. Lá existia um casal de senhores, Nina e Seu Vivaldo, onde numa pesquisa de colégio fui saber mais sobre a história daquela rua, os seus antepassados, as curiosidades e evoluções. Foi a partir dalí, ainda pequeno que me interessei por histórias que envolvessem a minha cidade. Taí uma coisa que me encanta é história, aquela contada por um velho que olha pro horizonte sorrindo como se estivesse vivendo tudo aquilo de novo, na meninice, na grandice e na velhice. Como uma vez ouvi de Ivanilton da DEFINE, toda conversa é proveitosa, com um doutor de Direito até um analfabeto da zona rural, basta você ter um diferencial e saber extrair algo pra sua vida que com certeza, será de grande valia.
Alguém ai conhece a Igreja da Missão? Já repararam pra onde ela é virada? Tudo tem que ter uma explicação, e o motivo dela ter sido construída apontando para a Jacobina II, Catuaba, Paulo Souto, não é em vão. Se repararem um pouco, esses são locais alagados, porém planos, o que facilita a construção civil, a instalação dos povos, o que provavelmente desenvolveria mais a nossa cidade, deixando a parte de trás, as serras, morros e cachoeiras apenas para visitação. Mas, não! O povo daquela época que vinha aqui pra debaixo de casa, pro Rio do Ouro, garimpar, arriscar o dia com suas famílias, com pás, cavadores, peneiras, na tentativa de achar o bendito ouro, preferiu se instalar por aqui mesmo, por cima das serras, onde hoje estou, o que dificulta tudo, desde até a chegada da água com rapidez e eficácia, até os problemas com chuvas que arrasta consigo tudo que tenta tomar o seu lugar. E a importância que ela tem pra você? Jacobina representa tanto pra mim que, fico preocupado às vezes quando ouço “A TERRA DO OURO”. Não! Jacobina não é a terra do ouro! O ouro é dos outros! Jacobina é a cidade do ECO-TURISMO. Possuímos aqui dezenas de cachoeiras, grupos radicais, como o Aranhas da Chapada, Sertão 90º, Vôo Livre, entre outros. Uma galera que não conheço, mas que é massa! Que valoriza o que tem, que aproveita e desfruta da nossa maior riqueza, as nossas riquezas naturais. Não venha você me dizer que a JMC é uma droga pra Jacobina que você será mais um alienado, desinformado. Como e bebo da mineração, como papai costuma dizer, mas volta e meia estou futucando ele, procurando saber isso e aquilo, o motivo de comentários daquele jornal, ou daquele vilarejo, e afirmo que, sem a Jacobina Mineração e Comércio seriamos como éramos quando ela fechou, uma cidade morta, sem comércio, vazia e ociosa. Já trabalhamos aqui na JMF com até 92 homens diretos, a sua grande maioria com antecedentes criminais, mas são pais de famílias retirados da suposta criminalidade e agora trabalham dignamente com suas carteiras assinadas com muito prazer em dizer, sou morro velho! (A minha capacidade de começar num assunto e terminar em outro me impressiona. Mas vamos lá!) Adoro Jacobina de um jeito, de um jeito que sinto arrepios quando cruzo a ponte do roncador e mais na frente avisto o pico do Jaraguá. Local que também merece uma preocupação, uma valorização maior dos nossos superiores que, me perdoem, andam pisando na bola. Quero nesse povo que aqui habita um sentimento de prazer de aqui estar, um prazer de dizer, sou Jacobina. Nunca apresentei a minha cidade a outrem para este não sair satisfeito, feliz e realizado de conhecer uma cidade tão linda, de um povo acolhedor e com certeza, lindíssimo.
Eu sou um dos e tenho amigos que pensam e querem mudar a nossa cidade, levá-la para o lugar que lhe é devido, transformar as nossas riquezas naturais, minerais, pessoais, torná-las públicas, trazer pra cá, movimentar e desenvolver Jacobina.
Existe uma enorme diferença entre crescer e desenvolver, e a nossa cidade cresce sem o acompanhamento simultâneo do desenvolvimento. Chega desse povo, chega dessa gente. Vamos aproveitar esse aniversário, pensar como anda a nossa cidade, quem botou, quem pode tirar, o que podemos fazer e o que vamos fazer para melhorar a nossa cidade. Meus parabéns Jacobina! Eu te amo Jacobina!


Foto - Pico do Jaraguá - Keu - Itã - Primo de Itã - 2009
Fotográfa - Gabi Mello

Um comentário:

  1. e é como você mesmo disse : ' se existir cidade melhor que essa , me apresente ' :) Jacobina é bom demais :D

    ResponderExcluir