Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Saia Rodada - Minha maior paixão


Muito bonito fazer um blog e não escrever sobre a maior de todas as minhas paixões.
É isso mesmo, o Forró Saia Rodada é a minha maior paixão e, como toda relação, cheia emoções, alegrias, conquistas, e claro, brigas, muitas brigas.
A banda surgiu em 2001 na cidade de Caraúbas, interior do Rio Grande do Norte, tendo desde o começo Raí nos vocais e um jeito diferente de fazer Forró. Antigamente a banda era chamada de “Alphaset”, o porquê não me pergunte que eu não sei! Quiseram então movimentar o Oeste do Rio Grande do Norte e criaram uma promoção, um concurso, melhor dizendo, para escolher o nome e os cantores da banda, que posteriormente viria a se chamar Saia Rodada e o locutor da rádio local, o cantor (Raí). O primeiro CD oficial da banda foi um estouro total no estado do RN, todas as praias, rádios, carros e pirateiros, em baixa naquela época, ouviam “Problema meu” de Raça Negra na voz do Negão. Os trabalhos que sucederam o volume 1 também obtiveram grande repercussão, dessa vez, saindo do RN e rompendo fronteiras, chegando aos estados vizinhos. Corrinha, bichinha cheia de besteira, resposta da corrinha, melô do bujão e Zé periquito foram alguns grandes sucessos da época até chegar ao hit que apresentou a banda ao Brasil, a nossa eterna Coelhinha. Em 2005 gravaram o primeiro DVD da carreira no Recife, no clube português, lotando a casa e o repertório melhor de toda a história da banda. De Ponto final a Anjo Querubim, de Mudança Radical a O que tem que ser será. Todas, absolutamente todas as músicas foram cantadas pelo público, o que me chamou à atenção quando tive a oportunidade de assistir. O estilo da banda, o jeito de Raí cantar, a voz de Vânia (na época vocal) e a qualidade dos músicos talvez tenham feito ali, um admirador daquele conjunto. O tempo foi passando, a mania de escutar a banda crescia cada vez mais e chegou ao ponto de me sentir íntimo, sem nem conhecer.
Minha relação com o Saia é tão intensa que me sentia responsável, em alguns momentos, pelo seu sucesso em Jacobina, na Bahia até. No dia 23 de dezembro de 2006, depois de conhecer quase tudo da banda, Jacobina recebeu a banda no Casarão do Forró. Botei minha melhor camisa, melhor perfume e fui com Luquinhas, amigo meu lá da Cônego. Eu cheguei cedo à festa e fiquei das 00h00min até as 04h30min esperando a banda chegar de Senhor do Bonfim. Assim que chegaram, corri em direção a todos, falando o nome pedindo por uma foto. Troquei duas palavras com Raí e saí pela festa, muito doido, doidão, dançando e cantando tudinho! Em 2007 meu segundo show foi em Goianinha-Rn, a 1250 km de Jacobina, onde lançaram duas que viriam a ser grandes sucessos da banda. A maratona de shows continuaram e cheguei a casa dos 16 shows, um número pequeno pela quantidade de shows que a banda faz pela Bahia, mas a dimensão geográfica do nosso estado juntando-se a minha lisura não permite o meu deslocamento. Foram 2 shows no Rio Grande do Norte e 14 na Bahia, divididos em Jacobina, Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Pé de Serra e Várzea do Poço. As aventuras de cada show, contarei separadamente.
Uma das melhores datas da minha vida foi o dia 21 de novembro de 2008. Era aniversário de Dips e resolvemos fazer um reggae lá em casa, daqueles pesados, muito doido! Um dia de sexta feira, nem fui pra aula... Fiquei em casa limpando a piscina, a churrasqueira, gelando os guaranás e prendendo Quincas. Uma da tarde a putaria começou. O inesperado tava por vir, porque a banda estava na cidade e fomos lá, chamar pro reggae. Ket Furacão, amigo(a) da galera disse assim a Raí:
- Ei, Keu ta aí, quer falar com você!
Quando entrei no quarto, acreditava não. Pode parecer gay, mas somos Raizeiros, botamos pra moer. É apenas uma relação de fã x ídolo. Se você não tem, problema é seu, nunca vai sentir isso.
- Você que é Keu? Famoso pelas coisas na internet... (se referia as inúmeras brigas que travava no Orkut)
- Pois é! E aí? Vamos num churrasco! Galera ta esperando.
- Oxe! Vou nada, má! Tem muita gente lá? Teus pais tão lá?
- Bora rapaz! Só tem umas 15 (tinha pra mais de 50) – Papai disse que era pra eu chegar com a galega, senão ninguém entrava! – (brinquei com ele)
Por fim, se ajeitou e fomos. Num clima super amigável, um churrasco super massa, tomamos dois litros de uísque de mamãe escondido, ele cantou muito doido, eu mais ainda lá em baixo e os meus amigos todos lá em casa, pulando da varanda pra piscina, tudo doido também!
Em 2009 a dose se repetiu, mas não foi tão bom, porque dessa vez tinha pra lá de 200 pessoas, parecia mais o Forró Light.
Hoje em dia, a relação Keu x Saia Rodada está bem mais fortalecida, diria até que um pouco acomodada, porque não tenho mais a mesma paixão devido a alguns erros cometidos pela parte empresarial-administrativa da banda que me deixa muito insatisfeito. A presença de Raí e alguns músicos ainda fazem manter viva a paixão pela banda.
Hoje seria tolice minha, mas Saia Rodada já foi, com certeza, a melhor banda de Forró do Brasil. Primeira banda a fazer o Forró Elétrico em Caruaru, turnê na Europa, primeira banda no carnaval de Salvador, recorde de público em várias casas de show pelo Nordeste, apresentação em programas globais, músicos formados e uma legião de fãs. São esses os grandes feitos da minha banda, do Saia Rodada.


FOTO = PRAIA DO FORTE - OUT. 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário